quinta-feira, 6 de junho de 2019

A Psicologia do desenvolvimento

A Psicologia do desenvolvimento é uma área que estuda o desenvolvimento humano em sua totalidade:intelectual,social,físico-motor e afetivo-emocional, do nascimento a maturidade do indivíduo.

Jean Piaget
Jean Piaget (1896-1980)

                                Piaget


Entre as pesquisas desta área, uma das que mais se destacam é a do psicólogo e biólogo suíço Jean Piaget.Pela produção de pesquisas, pelo rigor cientifico de sua produção teórica e pelas implicações práticas de sua teoria.
 Piaget trás teorias sobre o  Desenvolvimento humano, caracterizadas por: Período Pré-operatório(2-7 anos), período das operações concretas(7-11 ou 12 anos) e período das operações formais(11 ou 12 em diante).







                  Vigotski


Falando sobre o desenvolvimento humano  e finalizando este breve resumo , não podemos deixar de citar o soviético Lev Vigotski.
  Vigotski buscava uma alternativa dentro do materialismo dialético entre o conflito entre as concepções idealista e mecânica na psicologia.
 Em sua teoria de desenvolvimento infantil é dividido em 3 aspectos : instrumental,cultural e histórico. Para Vigotski , a história
da sociedade e do desenvolvimento do homem caminham juntos e não seriam um sem o outro.
  Comparando os dois teóricos,observamos que Piaget defende uma teoria hiper construtivista enquanto Vigotski o aspecto interacionalista.
   Em resumo , a Psicologia em desenvolvimento é o estudo ( de forma cientifica ) do comportamento do indivíduo durante sua vida , examina suas mudanças através de teorias como habilidades motoras,entendimento conceitual,aquisição de linguagem etc.








Resultado de imagem para construção tumblr Fontes:PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2018. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Psicologia_do_desenvolvimento&oldid=52740987>. Acesso em: 24 jul. 2018.
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 14. Ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

           























Nenhum comentário:

Postar um comentário