A psicologia não ficou
estagnada no tempo. Ela se desenvolveu e construiu abordagens que deram prosseguimento
às já existentes, retomando conhecimentos antigos e superando-os.
·
Vigotski e a Psicologia Sócio-Histórica
A teoria Sócio-Histórica ganhou
importância nos anos 70, nasceu na ex-União Soviética, embalada pela revolução
de 1917 e se tornou referencias para outras abordagens de psicologia.
Vigotski teve esta
psicologia como referência, ele buscava construir uma Psicologia que superasse
as tradições positivas e estudasse o homem e seu mundo psíquico como uma construção
histórica e social da humanidade.
·
Princípios da Teoria
~ A compreensão das funções superiores
do homem não pode ser alcançada pela psicologia animal.
~ As funções superiores do
homem não podem ser vistas apenas como resultado da maturação de um organismo
que já possui, em potencial, tais capacidades.
~ A linguagem e o pensamento
humano têm origem social.
~ A consciência e o
comportamento são aspectos integrados.
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Estrutura Teórica Marxista segundo Vigotski:
~Todos os fenômenos devem
ser estudados como processos em permanente movimento e transformação.
~ O homem constituiu-se e se
transforma ao atuar sobre a natureza com sua atividade e seus instrumentos.
~ É preciso rastrear a evolução
dos fenômenos, pois estão em sua gênese e em movimento as explicações para a
sua aparência atual.
~Não é consciência do homem
que determina as formas de vida, mas é a vida que se tem que determina a
consciência.
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As Noções Básicas da Psicologia
Sócio-Histórica no Brasil
A visão liberal naturalizou
o mundo psicológico, abolindo as reflexões sobre o mundo social. No Brasil, os
teóricos da Psicologia Sócio-Histórica buscam construir uma concepção alternativa
a liberal.
~Não existe natureza humana:
esta ideia faz um trabalho de ocultamento das condições sociais, que são
determinantes das individualidades. O indivíduo é construído ao longo de sua
vida a partir de sua intervenção com o meio e da sua relação com outros homens.
~Existe a condição humana: O
homem é um ser ativo, social e histórico. É essa sua condição humana. Através
da atividade o homem produz o necessário para satisfazer as necessidades. O
trabalho é a atividade básica do homem. A ação do homem sobre a realidade que,
obrigatoriamente, ocorre em sociedade, é um processo histórico. Assim, o homem é
um ser ativo, social e histórico.
~ O homem é criado pelo
homem: Através da mediação das relações sociais e das atividades que desenvolve,
o homem se individualiza, torne-se homem, desenvolve suas possibilidades e
significa ao seu mundo. A linguagem é o instrumento fundamental, ela
materializa e dá forma a uma das aptidões humanas: a capacidade de representar
a realidade, é também fundamental na construção da consciência, na construção
de um mundo interno, psicológico. Quando se torna indivíduo, o homem apropria
de todos os significados sociais.
~O homem concreto é objeto
de estudo da Psicologia. O homem existe, age e pensa de certa maneira porque
existe um dado momento e local, vivendo determinados relações. Para conhecer o
homem é preciso situá-lo em um momento histórico, identificar as determinações e
desvendá-las. É necessário perceber o singular e seu movimento como parte do
movimento geral, e ao revelar essa mediações, compreender não só o geral, mas o
particular.
~Subjetividade Social:
Refere-se ao sistema integral de configurações subjetivas (grupais ou
individuais), que se articulam nos distintos níveis de vida social.
~Subjetividade individual: O
indivíduo vai se construindo, vai construindo sentido para as experiências que
vivencia.
Para a Psicologia Sócio-
Histórica, não há como se saber de um indivíduo sem que se conheça seu mundo. O
mundo social deixa de ser visto como um espaço de oposição a nossas vontades e
impulsos, passando a ser visto como o lugar no qual nosso mundo psicológico se
constitui.
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