sexta-feira, 7 de junho de 2019

Psicologia em Construção


    A psicologia não ficou estagnada no tempo. Ela se desenvolveu e construiu abordagens que deram prosseguimento às já existentes, retomando conhecimentos antigos e superando-os.
·         Vigotski e a Psicologia Sócio-Histórica
A teoria Sócio-Histórica ganhou importância nos anos 70, nasceu na ex-União Soviética, embalada pela revolução de 1917 e se tornou referencias para outras abordagens de psicologia.
Vigotski teve esta psicologia como referência, ele buscava construir uma Psicologia que superasse as tradições positivas e estudasse o homem e seu mundo psíquico como uma construção histórica e social da humanidade.
·         Princípios da Teoria 
~ A compreensão das funções superiores do homem não pode ser alcançada pela psicologia animal.
~ As funções superiores do homem não podem ser vistas apenas como resultado da maturação de um organismo que já possui, em potencial, tais capacidades.
~ A linguagem e o pensamento humano têm origem social.
~ A consciência e o comportamento são aspectos integrados.
·         Estrutura Teórica Marxista segundo Vigotski:
~Todos os fenômenos devem ser estudados como processos em permanente movimento e transformação.
~ O homem constituiu-se e se transforma ao atuar sobre a natureza com sua atividade e seus instrumentos.
~ É preciso rastrear a evolução dos fenômenos, pois estão em sua gênese e em movimento as explicações para a sua aparência atual.
~Não é consciência do homem que determina as formas de vida, mas é a vida que se tem que determina a consciência.
·         As Noções Básicas da Psicologia Sócio-Histórica no Brasil
A visão liberal naturalizou o mundo psicológico, abolindo as reflexões sobre o mundo social. No Brasil, os teóricos da Psicologia Sócio-Histórica buscam construir uma concepção alternativa a liberal.
~Não existe natureza humana: esta ideia faz um trabalho de ocultamento das condições sociais, que são determinantes das individualidades. O indivíduo é construído ao longo de sua vida a partir de sua intervenção com o meio e da sua relação com outros homens.
~Existe a condição humana: O homem é um ser ativo, social e histórico. É essa sua condição humana. Através da atividade o homem produz o necessário para satisfazer as necessidades. O trabalho é a atividade básica do homem. A ação do homem sobre a realidade que, obrigatoriamente, ocorre em sociedade, é um processo histórico. Assim, o homem é um ser ativo, social e histórico.
~ O homem é criado pelo homem: Através da mediação das relações sociais e das atividades que desenvolve, o homem se individualiza, torne-se homem, desenvolve suas possibilidades e significa ao seu mundo. A linguagem é o instrumento fundamental, ela materializa e dá forma a uma das aptidões humanas: a capacidade de representar a realidade, é também fundamental na construção da consciência, na construção de um mundo interno, psicológico. Quando se torna indivíduo, o homem apropria de todos os significados sociais.

~O homem concreto é objeto de estudo da Psicologia. O homem existe, age e pensa de certa maneira porque existe um dado momento e local, vivendo determinados relações. Para conhecer o homem é preciso situá-lo em um momento histórico, identificar as determinações e desvendá-las. É necessário perceber o singular e seu movimento como parte do movimento geral, e ao revelar essa mediações, compreender não só o geral, mas o particular.
~Subjetividade Social: Refere-se ao sistema integral de configurações subjetivas (grupais ou individuais), que se articulam nos distintos níveis de vida social.
~Subjetividade individual: O indivíduo vai se construindo, vai construindo sentido para as experiências que vivencia.
    Para a Psicologia Sócio- Histórica, não há como se saber de um indivíduo sem que se conheça seu mundo. O mundo social deixa de ser visto como um espaço de oposição a nossas vontades e impulsos, passando a ser visto como o lugar no qual nosso mundo psicológico se constitui.

Referência: Bock, Ana Mercês Bahia, 1999.

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