quinta-feira, 2 de maio de 2019

Psicologia Existencial Humanista

A Psicologia Existencial Humanista surgiu no final da década de 1950 e início da de 1960, nos Estados Unidos, num período de pós-guerra,marcado pela desesperança, crise moral e de
valores ,  é considerada a "terceira força" da psicologia , pois trás um lado mais acolhedor , humano , com o foco na solução do problema . Foi desenvolvido por Carl Rogers , um fenomenologista , ao longo de uma grande caminhada na psicologia . Sua teoria defende que o ser humano é tem uma natureza , por essência  , positiva e que buscamos a autorrealização .
Carl Rogers (1902-1987)




TEORIA DE ROGERS


                                                             Campo Fenomenal
É formado pelas imagens conscientes e inconscientes que temos sobre a realidade , é o local onde temos privado todas as nossas emoções e pensamentos  . Todos tem seu  campo fenomenal.





O Self
Esta dentro do Campo fenomenal e trás a relação de como nos vemos . A medida que obtemos novas experiências ,  pode ser mudado e essa mudança é gradual , pois são modificadas por percepções e experiências conscientes ou que podem se tornar conscientes .



Segundo Rogers , o ser humano é movido pela autorrealização , isto é , a nossa capacidade de crescer  de uma entidade simples para uma complexa , ele acreditava que o papel do psicólogo é o de ajudar a remover os bloqueios do campo fenomenal para que ele possa desenvolver suas potencialidades .
Sendo assim , a Psicologia Humanista trás uma enfase na saúde mental do cliente , trás uma perspectiva positiva quanto as potencialidades .













Nenhum comentário:

Postar um comentário