Psicologia Organizacional e do Trabalho
O psicólogo atua ao lado do departamento de Recursos Humanos das empresas, de modo a aperfeiçoar o sistema de seleção de novos trabalhadores, prestar assistência aos colaboradores com problemas psicoemocionais e pensar em estratégias para melhorar o ambiente de trabalho, com a intenção de diminuir afastamentos ligados a transtornos de depressão e ansiedade, por exemplo.
Psicologia do Esporte
O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.
Dar aos atletas respaldo psicológico é tão importante quanto lhes fornecer uma alimentação balanceada, programada por nutricionistas. Afinal, o corpo físico e o mental são as duas faces de uma mesma unidade e merecem a igual atenção (Becker Jr, 1998)
Psicologia Forense
A psicologia forense é a área da psicologia que, somada a conhecimentos jurídicos, é aplicada no sistema judiciário e na polícia para contribuir na resolução de casos. A psicologia forense utiliza os conhecimentos e técnicas da psicologia para traçar perfis das partes envolvidas no processo ou investigação, a fim de constatar suas motivações, intenções ou qualquer outro elemento que contribua para o caso.
Psicologia do Transito
Ele realiza avaliações psicológicas com motoristas e futuros condutores, além de estudos e ações educativas com funcionários de centros de formação de condutores e examinadores de trânsito e ações socioeducativas com condutores infratores, pedestres e ciclistas.
Esse profissional pode ainda realizar estudos sobre os efeitos psicológicos causados pelo consumo de drogas e outras substâncias químicas em situações que envolvem o trânsito.
Psicologia da Educação e Psicopedagogia
Já o segmento educacional, como o próprio nome sugere, é voltado para os ambientes escolares. O profissional que atua nele busca constantemente contribuir para o desenvolvimento dos alunos, identificando possíveis deficiências, problemas domésticos ou falhas de ensino que comprometam o avanço deles. Muitos também realizam testes vocacionais a fim de ajudar os estudantes a encontrar a carreira que mais se adeque ao perfil deles.
Psicologia do Ambiente e Sociedade
A Psicologia Ambiental é uma área da atuação da Psicologia que estuda a inter-relação do homem com o ambiente em seu contexto físico e social. A preocupação da Psicologia Ambiental é de como o homem a partir de suas percepções o homem percebe e age sobre o ambiente e ao mesmo tempo como esse mesmo ambiente está influenciando no comportamento cotidiano desse indivíduo, “nós moldamos nosso próprio ambiente, e depois disso esse ambiente molda nosso comportamento” (CANTER, 1975
Psicologia Clínica
A Psicologia Clínica é um ramo da Psicologia que trata de transtornos mentais. O profissional – tendo como objeto de estudo a mente de seu cliente, revelada por meio da fala – traça um diagnóstico e aplica psicoterapias, buscando sempre a reabilitação psicológica do paciente e o restabelecimento de sua saúde mental. O trabalho deste profissional é fundamental porque, em linhas gerais, o ser humano não lida muito bem com o fato de ter emoções.
Psicologia Hospitalar
Essa ciência especifica da área da psicologia trata do suporte ao paciente em estágio de adoecimento, que tenta promover maior segurança e conforto ao sujeito que está enfrentando essa fase com grande dificuldade. Como um campo de amplo tratamento da saúde mental, essa vertente da psicologia não enfrenta apenas as doenças com causas psicológicas denominadas psicossomáticas, mas também afeta aspectos psicológicos em geral, entre toda e qualquer doença.
Psicologia no CAPS
O CAPS consiste em uma unidade de saúde que atende a população adulta, maior de dezoito anos com transtornos mentais graves e severos, dentre estes com maior incidência a depressão, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar dentre outro. trabalho do psicólogo clínico, na sua formação, se dedica a aspectos emocionais dos sofrimentos intrapsíquicos dos sujeitos que o procura ou que lhe são encaminhados. Sendo assim, um dos focos da sua atenção no CAPS é o de promover e desenvolver uma continência no sujeito para a expressão do que ainda não se encontra representado em um sofrimento ou emoção, do que está abafado, cindido e negado nele. Um outro foco, presente na atuação do psicólogo do CAPS, é também desenvolver novos laços possíveis entre o paciente e a sua realidade, fundados em uma maior autonomia e na sua liberdade de ser e de estar no mundo.
Psicologia no CRAS
São realizadas ações mais voltadas para prevenção, através do monitoramento das famílias, através de atividades que promovam a integração dos sujeitos envolvidos, aumentando o acesso a direitos básicos de cidadania. São exemplos de ações do CRAS: Acompanhamento Familiar; Desenvolvimentos de Grupos com idosos e crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV); Visitas domiciliares, dentre outros.
Avaliação Psicológica
A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função. A avaliação e descrição da realidade psicológica de alguém fornece ao psicólogo um conjunto de informações, as quais este deve saber interpretar, selecionar e sobretudo transmitir e desenvolver. Esta responsabilidade traz consigo uma série de considerações éticas que visam não somente a imparcialidade do processo em si, mas principalmente a humanização deste, tendo como foco, em última instância a preservação da integridade do sujeito avaliado.
Psicomotricidade
O profissional atua na área da Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora e auxilia as pessoas no seu desenvolvimento, prevenção e reabilitação. Ele participa do planejamento das atividades das clínicas de reabilitação e realiza parecer psicomotor. Nas escolas, por exemplo, ele orienta os profissionais da instituição quanto ao desenvolvimento psicomotor na evolução do desenvolvimento infantil. E não para por aí! Ele pode ainda desenvolver atividades com pessoas portadoras de deficiências e orientar a família para que ela seja capaz de estimular o paciente e identificar possíveis melhorias e dificuldades durante o tratamento.